Expresso Vitória alonga a qualidade de vida

postado por Aleile @ 7:24 PM |
15 de junho de 2011

 
Adriano da Silveira Cardoso começou a trabalhar na  Expresso Vitória como office-boy e hoje é reconhecido como prata da casa. Motivo? Cardoso aproveitou a oportunidade. Estudou e se formou em Educação Física, se pós-graduou em Pilates e, atualmente, é o grande responsável pela qualidade de vida de centenas de funcionários na empresa. Foi o educador físico que implementou três programas na Expresso Vitória: a ginástica laboral, a quick massage e as aulas de pilates.

Em matéria de exercícios físicos, o resultado obtido logo estimulou outras pessoas a praticarem as atividades também. E ninguém melhor que Amirailton Ribeiro de Jesus, mecânico da Expresso Vitória, para descrever o quanto a prática da ginástica laboral mudou a sua rotina.
“É sinônimo de saúde. Sinto-me bem mais disposto a trabalhar”, acrescenta Jesus. A ginástica laboral acontece três vezes por semana, no próprio ambiente de trabalho, e não toma mais que 15 minutos dos funcionários.

Além dos alongamentos, Jesus conta que estes momentos também são de diversão e positivos pelas dicas de saúde que Cardoso oferece aos alunos. “Mantenho este espírito e, fora daqui, também malho e corro durante a semana”, informa o mecânico.

A ginástica é praticada no primeiro horário da jornada de trabalho e percorre todos os setores da Expresso Vitória. “Tem o objetivo de prevenir as doenças ocupacionais, estar socializando com os colegas e preparar as articulações e musculaturas para uma jornada de trabalho que é intensa”, justifica Cardoso. O projeto já tem três anos em curso. E ninguém fica de fora, o pessoal da administração, que fica mais interno nos escritórios, motoristas e cobradores.

É estímulo não somente para a questão do bem-estar. Cardoso colocou à disposição um troféu simbólico para os setores que praticarem a ginástica laboral com mais assiduidade e animação. “Ganhamos o 1° troféu e sabemos que este é também um momento de aproximação da equipe”, justifica Helmuth Henrique, gerente-financeiro da Expresso Vitória. Atualmente, o troféu (em formato de jacaré) foi parar em outro setor, mas o financeiro promete que o tomará de volta logo.

PILATES - A partir do momento em que implementou a ginástica laboral e a quick massage, Cardoso percebeu as inúmeras queixas que os motoristas de ônibus faziam em relação a dores na região lombar, por ficarem muito tempo sentados durante a jornada de trabalho. Foi então que surgiu a ideia, implementada há sete meses, de formar turmas de pilates, que atendem cerca de 30 alunos a cada dois meses.

“Quando percebi a demanda dos funcionários da Expresso Vitória, acabei me aprofundando mais no estudo de exercícios para aliviar estas dores na região lombar. Porém, o pilates não atende apenas a reabilitação. As pessoas podem fazer os exercícios como condicionamento físico”, alerta Cardoso. Para o educador físico, há a necessidade. O pilates também proporciona ganhos de flexibilidade, de reeducação postural e mesmo na respiração.

A grande diferença do pilates para a musculação, praticada nas academias, é que o primeiro fortalece a musculatura profunda do corpo humano. Ou seja, o pilates é o principal responsável por estabilizar as articulações, prevenindo futuras lesões nos ombros, joelhos e tornozelos. Este é o princípio do pilates. “Tenho aluno aqui que faz exercício de malabarismo. Tem de todas as idades, desde motoristas de 26 anos até os de 55 anos de idade”, comenta Cardoso.

O educador físico ainda ressalta que os alunos fazem o alongamento na Expresso Vitória e levam o que aprenderam para a casa, ensinando os movimentos para seus familiares. Não há nenhum custo para os funcionários e Cardoso acrescenta que está sempre abrindo novas turmas para atender os interessados. “O objetivo principal é dar início à atividade física e, quando eles saírem do pilates, darem continuidade ao exercício. É o estímulo que damos para eles, para quebrarem este paradigma de sedentarismo”, comenta.

Renavação – Imagine a lista de doenças: colesterol alto, glicemia,pressão alta, dificuldade para dormir e dores de cabeça. João Marcos de Oliveira Dias, motorista de ônibus há 15 anos e há quatro na empresa Expresso Vitória, tinha todos estes problemas e com seis meses de pilates é rápido na resposta: “Todos estes problemas acabaram”, comemora o motorista. Dias foi convidado pelo próprio gerente da empresa a praticar a atividade física e não nega que antes faltava mais ao trabalho.

Agora, ele pratica a atividade duas vezes por semana e também ensinou seus filhos e esposa a fazer os alongamentos. “Já até comprei um dos equipamentos para a minha casa (a bola) e o benefício não é só físico. O pilates alivia totalmente o estresse, estou 100% mais calmo”, analisa Dias. O motorista também faz yoga e acrescenta que enfrenta de outra forma o engarrafamento do trânsito. Quando tem um intervalo nas viagens de ônibus, aproveita para fazer os alongamentos que aprendeu por cerca de 10 minutos. “Nem fisioterapia eu preciso mais fazer”.

A quick massage é a massagem rápida, na tradução do inglês para o português. Também foi desenvolvida há três anos, mas é oferecida apenas para funcionários do setor administrativo. São três educadores físicos que praticam o método na “semana da massagem”, com duração de 15 a 20 minutos para cada funcionário.

“Temos o intuito de aliviar as tensões,facilitando o fluxo sanguíneo e aliviando dores de cabeça e o principal: combatendo o estresse. Independentemente da área ou da classe social, é o estresse o grande vilão”, informa Cardoso.

O professor ainda ressalta: a massagem é o grande xodó. Eles chegam a atender até 50 funcionários em uma semana. “Quem não gosta de massagem? Faria, se pudesse, três vezes por dia, todos os dias. No início da manhã, depois do almoço e até antes de ir para casa”, brinca o educador. Apesar de ter uma demanda maior, a massagem também não tem nenhum custo para os funcionários.

E ainda vem novidade por aí. A academia de ginástica para os funcionários já foi prometida para este ano e foi muito pedida pelos empregados da Expresso Vitória.

A academia vai funcionar na sede da Expresso Vitória, em Campinas de Pirajá, e o grande desafio para Cardoso vai ser oferecer o melhor atendimento a todos os 800 funcionários da empresa que desejarem participar.

Regular o assento e levar uma almofadinha são conselhos que Cardoso dá aos motoristas e aos cobradores, mostrando, na prática, como melhorar a rotina de trabalho. É um alongamento aqui, um conselho ali e o resultado são dias mais calmos, corpos mais dispostos, com a intenção central de tirar do vocabulário a palavra estresse.

Deixe seu comentário



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.