Entidades parceiras aprovam mudanças

postado por Aleile @ 5:33 PM |
15 de junho de 2011

O crescimento da Unidade de Gratuidade da Pessoa com Deficiência (UG PD) e o amadurecimento de uma política de entendimento são as principais características do atendimento prestado hoje em Salvador à pessoa com deficiência. Pelo menos na avaliação de Marizanda Dantas Souza, presidente da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada), entidade que atua, já há 20 anos, em defesa dos interesses daspessoas com dificuldades de audição e da fala.

A fundação da Apada foi uma decorrência natural das dificuldades que a própria Marizanda vivenciava no seu cotidiano de dona de casa e mãe de uma criança com deficiência auditiva.

E só quem vive a situação pode avaliar como é difícil a inclusão de uma pessoa surda e ou muda numa sociedade que privilegia a fala como principal meio de comunicação, pondera a presidente.

Mesmo hoje, apesar dos avanços sociais e tecnológicos, os obstáculos persistem. O mercado de trabalho ainda impõe restrições à pessoa que possui limitações na fala ou na audição.

 “São muito poucas as empresas que abrem as portas ao deficiente”, atesta a presidente. “A rede de supermercados Bom Preço é uma dessas honráveis exceções”, conta Marizanda Dantas Souza. 

Fazendo coro à Apada, a superintendente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ilka Santos de Carvalho, considera que o grande desafio da pessoa portadora de necessidades especiais na sociedade seja principalmente o preconceito.

“Não podemos negar os avanços e conquistas obtidos ao longo do tempo, mas é necessário superar as barreiras que impedem a inclusão efetiva da pessoa com deficiência”, declara Ilka Santos de Carvalho.

E esse, ela defende, deve ser um dever de todos. “Governos, empresas, entidades civis,  movimentos de lutas, as forças vivas da sociedade precisam estar unidas para construir a ponte para uma sociedade de fato inclusiva”, finaliza a superintendente da Apae.  
 

Deixe seu comentário



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.