Governo anuncia início do projeto

postado por Aleile @ 12:09 PM |
22 de junho de 2010

Projeto básico do primeiro BRT será iniciado até final de junho e obras começam em dezembro

Até o final deste mês o governo do Estado estará licitando a contratação do projeto básico da primeira linha do BRT Salvador. Anúncio e garantia da arquiteta Graça Torreão, superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). O projeto básico é fundamental para estabelecer os parâmetros para a execução da obra, que deverá ter sua implantação iniciada em dezembro próximo. “De posse do projeto básico, que será feito através da Sedur/Conder, o grupo que vencer a licitação posterior para a construção da obra elaborará o projeto executivo”, esclareceu Graça Torreão.

A primeira etapa do BRT abrange o trecho Aeroporto/Acesso Norte, aí integrado com o metrô que chega até a Estação da Lapa. O valor a ser aplicado é de R$ 570,31 milhões, sendo R$ 541,80 milhões financiados pelo BNDES. O restante é contrapartida do Estado. A autorização para o Estado tomar o empréstimo já foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

A arquiteta Grace Gomes, diretora de Mobilidade Urbana e Interurbana da Sedur, esclareceu que a concepção geral do projeto BRT é da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), e integra o planejamento intitulado Rede Integrada de Transporte – RIT. “O Plano Diretor de Transportes já contemplava este projeto. A partir daí foi feito um plano funcional pela PMS em parceria com o Setps e elaborado pela empresa de consultoria de transportes TTC”.

Quando surgiu a necessidade de se investir num plano de mobilidade urbana para a Copa de 2014, o projeto BRT já estava pronto e foi acatado pela Fifa. O Estado, então, encampou esse projeto e fez alguns ajustes. “A primeira etapa prevê o trecho Aeroporto-Acesso Norte, mas a ideia do governo do Estado é dar seguimento ao projeto BRT, já nessa fase, dando-lhe abrangência metropolitana,acrescendo-lhe o trecho Aeroporto-Portão, já no município de Lauro de Freitas, trecho de obra que deve ser pleiteado junto ao PAC 2”, informou a arquiteta Grace Gomes. “A meta é contemplar os principais fluxos do transporte metropolitano e integrá-los com diversos modais de transporte”, explicou.

Rapide z e eficiência O arquiteto e coordenador da Diretoria de Mobilidade Urbana da Sedur, Caiuby Menezes, falou que a opção pela implantação do BRT em Salvador surgiu da necessidade de implantar um transporte de massa eficiente, rápido e livre de engarrafamentos, graças às linhas exclusivas e segregadas com barreiras físicas. Além disso, é um sistema que permite a integração com ramais alimentadores operados por ônibus de menor porte. “É um projeto que tem viabilidade econômica e cronograma factível para ser executado no tempo previsto, visando a Copa”.

Destacou ainda que, diferentemente do metrô e outras tecnologias importadas, o BRT não tem muito mistério, é uma tecnologia já testada e aprovada e, o mais importante de tudo, de origem brasileira. “O nosso sistema deverá ser um dos mais modernos do mundo, já incorporando os avanços de última geração surgidos mais recentemente no sistema implantado em várias metrópoles do planeta”.

Todos os projetos visando a preparar Salvador para abrigar jogos da Copa têm a coordenação geral da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa).

Em função do gerenciamento dos projetos em torno do evento, foi criado um Comitê Gestor Unificado, com técnicos da Prefeitura de Salvador e governo do Estado, com sete grupos de trabalho de diferentes áreas.

4 Responses para “Governo anuncia início do projeto”

  1. Cleber Santos  comentou:

    POR QUE É TÃO IMPORTANTE PARA OS EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS DE SALVADOR PAGAR PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA DÓCIL, FAZER LOBBY NA CÂMARA MUNICIPAL E NA PREFEITURA, ALÉM DE TENTAR ENGANAR A POPULAÇÃO COM IDÉIAS FANTASIOSAS SOBRE O BRT?

    O PRÓPRIO JORNAL A TARDE ESCLARECE NA MATÉRIA ABAIXO:

    (http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1352971)

    “A TARDE teve acesso, através de três fontes diferentes, a processo de 1.030 páginas do Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança. Escutas telefônicas da Operação Expresso autorizadas pela Justiça apontam para uma briga, nos bastidores, entre empresários de ônibus e as construtoras Odebrecht e OAS pela execução e gestão do projeto de vias exclusivas para ônibus em Salvador. Os dois grupos disputaram a obra de autoria da prefeitura, orçada em R$ 628 milhões, antes mesmo de ser lançada a licitação.

    As investigações registram diálogos de Carlos Eduardo Villares Barral, coordenador do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Salvador (Setps), com empresários e autoridades, como o ministro Geddel Vieira. Investigado na Operação por suspeita de envolvimento no esquema de propina na Agência Estadual de Regulação (Agerba), Barral foi flagrado em pelo menos 16 escutas telefônicas, articulando a disputa para ganhar o projeto.

    Nas gravações, o advogado pede ajuda ao ministro Geddel Vieira Lima e ao radialista Mário Kertész, na disputa com a OAS e a Odebrecht. Dono da Rádio Metrópole, Kertész mantém relações com Barral desde que comprou do advogado o antigo Jornal da Bahia, em 1990. O contato com Geddel seria uma tentativa de Barral buscar apoio político, de acordo com o inquérito policial.”

  2. pregopontocom  Says:

    RESPOSTA: para manter esse sistema arcaico defasado inchado irracional desqualificado provinciano antiquado de transportes com onibus (ou caminhões bau adaptados?) equipados com bancos duros,suspensão mecanica “CURRAIS”escadas motor dianteiro barulhento, que não atende as reais necessidades da população e da cidade nas atuais circunstâcias e so beneficia os donos de onibus.E quem toma conta disso tudo?!!!

  3. Cleber Santos  comentou:

    Ótimo! O SETPS é um poço de pureza e santidade com a nossa população!

    Alguém aqui reclamou dos fabricantes de ônibus?

  4. Cleber Santos  Says:

    Acontece André, que aqui não há favorecimento dos fabricantes de ônibus e sim dos EMPRESÁRIOS DE TRANSPORTE POR ÔNIBUS. São eles, que punem a nossa população diariamente, com essa frota velha, suja, poluidora e cara.

    A Mercedes ou a Busscar não tem nada haver com esse sistema imundo que o SETPS impõe aqui em Salvador.

    Essa ladainha de ficar defendendo esse sistema que não funciona já está ficando chata…

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