Curiosidades…

postado por Aleile @ 6:39 PM |
8 de abril de 2010

Criada em 1963, a Viação Beira-Mar S/A (Vibemsa) chegou a ser a maior empresa de ônibus do país, com razão social única. Tinha uma frota de 550 veículos. Teve como sócios fundadores os empresários Carlos Knittel, Fidel Nuñez e Benjamin Nuñez Fernandez (irmãos), Fernando Nuñez (filho de Fidel), mais Olegário Perez, Maximino Piño e Ricardo Rodriguez Represas. Em 1991, a empresa foi dividida entre os sócios, dando origem a quatro empresas independentes: Rio Vermelho, Verdemar, Ondina e BTU.

Em meados do século passado, boa parte das empresas de ônibus de Salvador tinha espanhóis como proprietários. No começo havia uma dificuldade muito grande de comunicação com esses empresários, por conta do idioma, mas depois de alguns anos tudo se ajeitou e todos passaram a falar a mesma língua, a do entendimento!

As mulheres passaram a se interessar pelo emprego de cobradora há cerca de 30 anos. Hoje em dia várias ocupam os ônibus da cidade, em contrapartida, ainda é baixo o número de mulheres dirigindo coletivos,
não mais que 20, segundo informações da assessoria de relações sindicais do SETPS.

Tags: , ,

18 Responses para “Curiosidades…”

  1. josue  comentou:

    Oi André,na verdade quem é vc?quero parabenizar sua pessoa pelo conhecimento que tens com respeito as empresas de transp.aqui de salvador,vc pelo que estou vendo é bem entendido e isso fico contente,pois sou apaixonado por onibus,isso tenho que adimitir,e os pouco que conheço de onibus e empresas de salvador realmente vc é bem entendido.gostaria que se possivel mim enviasse algumas foto de onibus da ‘vibemsa,principalmente os seletivos eoutros como;liberdade,ypiranga,vidusa,ipitanga …

  2. Leandra Machado  Says:

    Boa tarde turma! Vcs devem estranhar uma mulher se interessar por esse assunto, mas é que fico visitando essas páginas para ver se encontro algo que me leve a uma grande amiga que ficou perdida no tempo. Vou explicar! É que por volta dos anos de 1996 e 1997, fazia faculdade de administração e lá conheci essa minha GRANDE AMIGA, sim, grande amiga mesmo,pois eu tinha saído do interior para estudar na capital e passei por muitas dificuldades e essa amiga se tornou grande, por ter me ajudado muito. Ela se não me engano era filha de um dos sócios da antiga empresa de tranporte Oxalá, eramos muito ligadas e ela até conseguiu um emprego para meu namorado de cobrador da empresa. Ufá! ajudou muito! viajavamos sempre para o interior quando eu visitava minha familia, nos divertiamos muito. Só que quando nos formamos cada uma foi levada pela vida para rumos diferentes. Eu casei, voltei para o interior para administar o comércio de meu pai, durante algum tempo nos falamos, mas depois perdemos o contato. Porém, quando vejo nossas fotos lembro de tudo que vivemos juntas e a saudade é demais. Por isso, fico visitando esses sites que fala de empresas de tranportes para ver se encontro alguma referencia que me leve a ela. Não quero divulgar seu nome, pois não sei se iria gostar, também não lembro o nome de seu pai que era sócio da empresa, mas se alguém tiver alguma informação por favor passe para mim, ficarei muito agradecida e MUITO, MUITO mesmo FELIZ em reencontrar essa pessoa que contribuiu bastante com a formação e profissição que tenho hoje. Sei que ela ficará feliz em saber que tudo deu certo, apesar das dificuldades e sofrimentos. Aguardo noticias, anciosa. Abraços!!!!

  3. Edmon Bittencourt  comentou:

    A Transportes Jordão foi adquirida pela Viação Beira-Mar (VIBEMSA)?

    André parabéns pelos comentários e conhecimento, posso dispor meu e-mail para pedir informações e fotos de ônibus antigas. Podemos trocar informações.

    EMAIL: edmon.bittencourt@hotmail.com

  4. marcio  Says:

    cara vc é realmente um profissional do onibus gostaria muito de rever os onibus dessas extintas empresas de salvador viazul , liberdade ,campo grande omini, sulamerica mont serrat belos tempos em daquele scanias da sulamerica voce com certeza se lembra se puder me envie algumas fotos destas empresas desde ja agradeço .

  5. felipe  comentou:

    Olá galera, sou busólogo e quem quiser contatos meu email é felipepessoabahia@hotmail.com

  6. Gill Oliveira  Says:

    Boa tarde!

    Gostaria de Saber se a Empresa Transalban, ainda está ativa e aonde se localiza em Salvador.

    Grata,

    Gill Oliveira

  7. Cássio  comentou:

    André, não sou busólogo, mas gosto muito do assunto e estou sempre visitando os sites sobre ônibus para ver as novidades.

    Gosto muito de história, e os ônibus antigos nos fazem reviver a história da nossa Salvador sem dúvida.

    Se você puder, por gentileza, me mandar fotos dos ônibus dos anos 70 e 80 por email, o meu endereço é mrkx666@gmail.com Ficaria muito feliz em rever estes flagrantes da nossa cidade.

    Grato,

    Cássio

  8. Jaciara Santos  Says:

    Olá, André como posso fazer contato com você para obter fotos antigas de ônibus urbanos aqui de Salvador? Estou fazendo uma pesquisa sobre o tema e à procura de registros fotográficos. Grata.

  9. JOSUE  comentou:

    ANDRÉ ESTE É MEU E-MAIL,JJESANTANA@SMA-SE.COM.BR,ESTOU ESPERANDO E DESCULPE PELA DEMORA DE
    TE ENVIAR OK?

  10. Juliana  Says:

    Olá, estou precisando de algumas informaçõe e, talvez vocês possam me ajudar. Tive conhecimento que a Sul America sofreu uma fusão com a Campo Grande resultando na OMNI. Esta última, em 1998, foi vendida mas não sei para quem, vcs sabem?

    Desde já agradeço

  11. Francisco Assis  comentou:

    Parabéns André, tu sabes muito!! Sou busólogo também e se não fosse muito incômodo, gostaria de pedir-lhe a gentileza de me enviar toda a história dos ônibus de SSA e as fotos que vc tiver, tenho algumas fotos também (minhas e de outros autores),para compartilhar. Meu e-mail é: jfnassis76@hotmail.com

    Desde já,muito obrigado!! Assis

  12. Fernando  Says:

    Andre muito plazer em conhecer alguem com tamanho conhecimento da historia das empresas de onibus de salvador,se ñ for dar trabalho mi envia algunas fotos ok ,por acaso vc tem foto dos onibus seletivos da extinta itt.eles se chamavam, oxala,ogunja ,oxosi,omulum o outro ñ mi recordo o nome .

  13. Fernando  comentou:

    Alguem ai se lembra dos seletivos da extinta ITT,eram carrocerias metropolitana com ar e tv rodaram ate o final da decada de 70.

  14. Emerson  Says:

    André, boa tarde. Primeiramente parabéns pelo seu conhecimento sobre o transporte de ônibus em Salvador. Gostaria de entender mais sobre a composição atual dos grupos empresariais do setor, qual empresa pertence a qual, quem se fundiu etc. Estou fazendo uma pesquisa estudantil sobre esse movimento empresarial das empresas de transporte urbano de SSA e Região Metropolitana. Sua informação me ajudaria muito. Desde já, muito obrigado.

    E-mail: emersound@hotmail.com

  15. Cássio Nascimento  comentou:

    Caro André,

    Se possível, gostaria de obter mais informações sobre os ônibus em Salvador nos anos 70 e 80, especialmente se você tiver alguma foto das empresas Transur, Ipitanga, Sul América, Joevanza, Liberdade, Ypiranga, Vidusa, ITT, Autoviária CAB, Vibemsa, Campo Grande, TSS, Beira Rio, etc. Obrigado.

    Outra pergunta: você tem alguma foto antiga da Emtram, Novo Horizonte, Santamaria, Camurujipe, Viazul, etc?

  16. josue  Says:

    Olá André estou esperando até hoje as fotos das empresas de onibus aqui de salvador que te pedir,se posivel aquelas mas antigas,tais como;VIBEMSA,VIDUSA ILBERDADE,IPITANGA YPIRANGA …ESTOU AGUARDANDO.OBRIGADO.

  17. josue  comentou:

    André vc é o cara,certo que ja fui informado que vc é um busólogo…mas quero parabeniza-lo por tamanho conhecimento…estou muito admirado.

  18. Edmon Bittencourt  Says:

    Vamos reconsiderar a historia da VIAZUL:

    Fundada em 1972, apos associação de DIMAS JOSE DA SILVA e sócios da Pássaro Verde com a BREDA.
    Em 1978, adquiriu a EXPRESSO DE LUXO SALVADOR S/A, que pertencia ao pernambucano NELSON ROSSI. Esta mesma empresa havia vendido a linha Salvador x Aracajú (Via BR-101) para a VIAÇÃO ITAPEMIRIM S/A.
    Em 199o o grupo BREDA sai da Sociedade após JOAQUIM CONSTANTINO e sócios, comprarem esta empresa.
    Em 1995, após desavenças judiciais, a VIAZUL é dividida: VIAÇÃO OXALA LTDA (Joaquim Constantino e sócios) e VIAZUL (Dimas José e sócios).
    Em 1997, Dimas José e sócios saem da VIAZUL e fundam a VIAÇÃO JAUA LTDA. A VIAZUL torna-se a RODEST S/A do Sr João Alves (até hoje a empresa continua existente, porem, apenas para responsabilizar-se judicialmente). A Regional surgiu em 1996, voltada para Fretamento e tinha como sócio o Sr Lucas Ribeiro, que no futuro será sócio da VIAÇÃO JAUA LTDA.
    Em 1999, a Regional inicia o Transporte Intermunicipal.

Deixe seu comentário



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.